Cuidados diários com a pele

RECOMENDAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA PARA PROTEÇÃO DA PELE NO DIA A DIA

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas:

* Usar chapéus, camisetas e protetores solares;
*Evitar exposição solar e permanecer na sombra entre as 10h e 16h (horário de verão);
* Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta; as barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material;
* Usar filtro solar com FPS (fator de proteção solar) no mínimo de 30; e observar a presença de proteção à radiação UVA, com PPD alto (sendo indicado maior ou igual a 12); aplicar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar a cada duas horas ou menos nas atividades ao ar livre; os filtros podem ser usados a partir dos seis meses de idade;
* Consultar um dermatologista uma vez ao ano (no mínino) para um exame completo.

Desta forma, o organismo humano está suscetível a vários fatores externos como exposição solar, cigarro, stress, poluição e algumas substâncias presentes nos alimentos; e também fatores internos, que liberam radicais livres. Os raios UVA são os piores porque atingem uma das camadas mais profundas da pele , a derme onde são produzidas as fibras colágenas, responsáveis pela sustentação da pele. Para reverter este processo de degradação é que lançamos mão dos antioxidantes e antiglicantes.

Os antioxidantes são substâncias capazes de combater os radicais livres produzidos pelas células quando em contato com os agentes nocivos supracitados. Esses antioxidantes são encontrados nas frutas e verduras, como romã, abacate, morango, blueberry, tomate, brócolis,dentre outras. Também são encontrados em vários cremes ricos em vitamina C, coffeberry, ácido ferúlico e vitamina E.
Os antioxidantes são substâncias capazes de neutralizar os radicais livres e podem de ser uso tópico ou oral. A ação de retardar o envelhecimento do organismo ainda é discutida, mas vários deles tem ação comprovada sobre a pele, na melhora da firmeza , redução de rugas superficiais e clareamento de manchas. Os mais importantes são picnogenol, vitamina C, ácido elágico e Coffe Berry, dentre outros. Como exemplo temos o Phloretin CF (Skinceuticals), dentre muitos outros.

Os antiglicantes são substâncias capazes de reverter um processo chamado glicação , que nada mais é que um processo de destruição das fibras colágenas, desencadeada pela ingestão do açúcar. Ocorre a formação de complexos de açúcar e proteínas bastante rígidos, que tiram a elasticidade do colágeno levando ao envelhecimento da pele, com conseqüente flacidez e formação de rugas.

Para reverter este processo basta diminuir o açúcar e aplicar alguns creme antiglicantes, que já estão no mercado desde 2010. Como exemplo, podemos citar o Endocare Tensage (Melora) e Derm Aox (La Roche Posay).
Estes produtos antioxidantes e antiglicantes, quando de uso tópico, podem ser utilizados na pele no período noturno ou diurno, conforme orientação médica do seu dermatologista.

Assim, ao longo da vida, não conseguimos conter o envelhecimento da pele, pois é um processo natural, mas com a tecnologia existente e hábitos de vida saudáveis podemos retardá-la ao máximo. Cuidemo-nos!

Dra. Paula Marsicano Cezar Vieira – Dermatologista (CRM 52-815861 RQE 20729)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD

Atendimentos:
Clínica Renova Avenida Pelinca, 330 2733-9694
Clínica Périssé 2738-2650
Pró Vida 2736-9800
Insta: @paulamarsicano

Fotos: Divulgação Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Vânia Carvalho

 ​ Campista, Comunicadora e mãe de Bianca e Bruno. Como comunicadora social com habilitação em Relações Públicas, atuando como colunista do Jornal Folha da Manhã

Leia mais »

PUBLICIDADE

ENTREVISTA DA SEMANA

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher Superação e orgulho Escolhi falar sobre essas duas situações que me fazem viver de forma diferenciada por ser uma MULHER.Superação, situação

PARCEIROS DO BLOG

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS

plugins premium WordPress